Entrar

A trilha da Lagoinha do Leste é uma das mais procuradas de Florianópolis e uma das mais bonitas do Brasil. Situada no Parque Municipal da Lagoinha do Leste, no sul da ilha, essa experiência atrai e cativa aventureiros de todos os cantos. Esculpida entre a vegetação e cercada de paisagens exuberantes, as trilhas que dão acesso à praia da Lagoinha do Leste e ao Morro da Coroa são de alta intensidade, porém recompensadoras.
Para chegar na Lagoinha do Leste existem duas principais trilhas: a que inicia no Pântano do Sul (mais curta) e a que inicia na Praia do Matadeiro (mais longa). As informações estão detalhadas nas informações de Acesso. Após chegar na praia, se ainda tiver energia e quiser deslumbrar de uma das mais belas vistas do sul da ilha e, claro, tirar aquela famosa foto na pedra do Morro da Coroa, você enfrentará uma subida íngreme e perigosa até o topo.

✅ Oque eu devo levar?
Mochila resistente e confortável 🎒
Água (muita água) 💦
Alimentos 🥪
Protetor solar 🌞
Óculos de sol 🕶️
Boné da Natíz 🧢

✅Como é o acesso ao local?
O acesso através do Pântano do Sul é feito a partir da Rua Manoel Pedro de Oliveira (localização abaixo), dura cerca de 1h30 por uma trilha aberta, bem sinalizada e com bastante sombra.
Outro acesso é pela ponta sul da Praia do Matadeiro e dura entre 2 horas e 3 horas. Seguindo até o final da faixa de areia, existe uma pequena entrada que dá acesso a trilha. O trajeto possui trechos com maior inclinação e boa parte dele é formado por rochas, vegetação rasteira e pouca sombra. A vista do costão para o mar é exuberante.
Os dois acessos ficam a aproximadamente 25km do centro de Florianópolis.

✅Quais itens de segurança eu devo levar?
Roupas leves e adequadas para caminhada 👕
Calçado fechado e confortável 🥾👟
Kit básico de primeiros socorros (por precaução) 🚑
Lanterna (se for no período da tarde e por precaução) 🔦

✅Existem restrições?
Não recomendado para crianças, pessoas com dificuldade de locomoção e pessoas com baixa resistência física.

✅ Devo fazer algo relacionado à conservação do meio ambiente?
Evite fazer fogueiras e não esqueça de levar pra casa todo o lixo que você gerar.

Categorias

Recursos

Localização

Avaliações do Google

4,9
70 avaliações
  • Rodrigo dos Reis
    Rodrigo dos Reis
    uma semana atrás

    A trilha é surreal de linda. As vistas durante o trajeto são maravilhosas e rendeu muitas fotos e vídeos legais. A trilha pode ser feita iniciando pelo Pântano do Sul ou pelo Matadeiro. Optamos por iniciar pelo Matadeiro, passando pelo Morro da Coroa e terminando no Pântano do Sul (esse é o trajeto mais longo). Saindo do Matadeiro você vai parar na praia da Lagoinha, onde terá acesso ao mar e à lagoinha em si. A água estava muito gelada e só fiquei na lagoa, que não é funda e tem uma temperatura agradável. Na praia tem alguns quiosques, mas os preços não são convidativos. Depois subimos o Morro da Coroa e essa foi a parte mais difícil da trilha, com muitas subidas íngremes e pedras soltas, inclusive com risco de queda. Nessa parte você vai pegar sol direto, então é bom passar bastante protetor solar. Depois o trajeto fica mais fácil, debaixo de árvores e com descidas. Eu considero a trilha de nível médio pra difícil e achei perigosa se for feita do início ao fim. Levamos cerca de 3 horas pra completar, mas fomos parando, tirando fotos e contemplando. Recomendo levar bastante água, frutas e coisas leves pra comer. Pra quem tem o espírito mais aventureiro recomendo demais a trilha!

  • Ivan Prá
    Ivan Prá
    um mês atrás

    Espera mais da praia, levando em consideração o tempo de trilha enfrentado(2h20min), mas ainda assim vale a experiência. O mar é revolto com água fria e requer atenção. Já na saída da lagoa é tranquila e mais quente, e optamos por ficar por ali, para repor as energias. Há grande diferença de preços nos quiosque na praia, num dos lados pagamos a água R$ 10,00 e no outro R$ 6,00.

  • Caroline Richter
    Caroline Richter
    um mês atrás

    Fomos de barco, o local é bonito, limpo... uma pena termos dado o azar de se instalar numa "tenda" ao lado de uma família em que um dos integrantes fumava um cigarro a cada 2 min, a fumaça vinha toda na gente. Eu sinceramente não entendo como uma pessoa faz uma trilha enorme pra chegar num lugar maravilhoso como Lagoinha do Leste, pra fumar assim e jogar as bitucas. Por falar em bitucas, encontrei várias, muito triste a ação do homem estragando o local.

  • Sergio Zampieri
    Sergio Zampieri
    7 meses atrás

    A mais bela trilha de Florianópolis tem um destino certo, na praia da Lagoinha do Leste. Pode ser feita a partir da praia do Pântano do Sul, e quando chegar na metade do caminho tomar a variante, à direita, no sentido do morro da Coroa. Ali se tem uma vista simplesmente linda da praia e da lagoa que lhe dá nome. Local bacana para fotos estilosas na ponta das pedras, que parece que a pessoa flutua. Agora a descida do morro na direção da praia deve ser feita com todo o cuidado, pois é muito perigosa, e por vezes tens que escorregar literalmente de b*. Lá na praia o caminho será seguir até a boca da lagoa que dá no mar. O visual é inesquecivel. Depois é preparar as pernas e buscar energias para o retorno ao Pântano do Sul, numa subida forte e cansativa. Ao todo são aproximados 7km e 6h de caminhada com direito a lanchinho, no verão poderás aproveitar a praia.

  • Braian Luca
    Braian Luca
    2 meses atrás

    As tendas são caríssimas, 22 reais uma lata de Heineken. No mais, lindo lugar. Vale a pena

Adicionar avaliação

Deixe um comentário

Experiência verificada

Criado por Douglas Rodrigues

Douglas Rodrigues

Por favor, para ver os detalhes de contato.

Chat via WhatsApp